
O plano nacional de testagem à covid-19, hoje divulgado, prevê testagens dirigidas e programadas em contextos como eventos de massa e testagem generalizada que inclui os auto-testes.
Testagem dirigida, programada e generalizada são os três eixos de intervenção do plano de promoção da operacionalização da estratégia de testagem em Portugal, que pretende contribuir para o controlo da epidemia da covid-19 no país.
O plano elaborado pela ‘Task Force para a Testagem’, que já se encontra em fase de implementação, visa a “identificação precoce de casos assintomáticos de forma ativa, como resultado de uma testagem intensificada e dirigida, complementada com a criação de todas as oportunidades de testagem, com o envolvimento interinstitucional”.
“Todos os testes devem ser realizados e interpretados de acordo com uma finalidade de diagnóstico ou de rastreio, tendo por base uma análise de risco que permita identificar, precocemente, os casos e minimizar o risco de transmissão na comunidade”, refere o plano.
Segundo o plano, a “testagem dirigida” é dependente da situação epidemiológica”, nomeadamente incidência e tendência de crescimento da epidemia, positividade e outros indicadores, tendo como “principal finalidade” o rastreio em contextos comunitários e ocupacionais.
Fonte: Diário de Notícias
Seja o primeiro a comentar!