Primeiro-ministro anuncia contratações de enfermeiros entre protestos

Celebra-se esta quarta-feira o Dia Internacional dos Enfermeiros, uma classe de profissionais que tem estado sob pressão, por todo o mundo, na linha da frente do combate à covid-19.

Em Portugal, o primeiro-ministro António Costa agradeceu o empenho e a dedicação dos enfermeiros, e anunciou a publicação de um despacho que prevê a contratação de 2.474 profissionais de saúde, incluindo 1.366 enfermeiros.

A data internacional foi, entretanto, assinalada em Portugal com uma manifestação da classe diante do Ministério da Saúde, em protesto contra os contratos precários e os exigentes horários de trabalho com que têm sido confrontados.

A nível internacional, há outras queixas.

“Em metade dos países do mundo não vemos um chefe de enfermagem, ou um conselheiro chefe de enfermagem, com poder e autoridade para intervir na tomada de decisões de alto nível. Continuamos a ver que, onde há enfermeiros experientes, eles continuam a não ser envolvidos de forma consistente nas grandes decisões. Para nós, isto prejudica a nossa capacidade de tomar as decisões corretas que precisamos de tomar para os nossos sistemas de saúde”, afirmou o Howard Catton, o diretor do Conselho Internacional dos Enfermeiros, a entidade responsável pela data especial.

Dia Internacional dos Enfermeiros remete para o aniversário de Florence Nightingale, considerada a fundadora da enfermagem moderna, que nasceu a 12 de maio de 1820, em Florença, Itália, e que, 40 anos depois, a 9 de julho de 1860, fundou uma Escola de Enfermagem baseada nos conhecimentos que recolheu em diversas viagens realizadas por toda a Europa.

Hoje, em contexto de pandemia, os enfermeiros revelam-se dos mais essenciais profissionais dentro dos sistemas de saúde públicos.

Fonte: Euronews

Foto: Tiago Petinga/Lusa

Download Best WordPress Themes Free Download
Download WordPress Themes
Download WordPress Themes
Download Best WordPress Themes Free Download
online free course
download coolpad firmware
Download WordPress Themes Free
udemy paid course free download

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!