Programa Ganha-Ganha: mulheres produtoras de café do Brasil, Costa Rica e Jamaica são beneficiadas

Foto: Nereu Jr / NITRO

Apoio da União Europeia ao programa “Ganha-Ganha: Igualdade de Gênero Significa Bons Negócios” permitiu alguns resultados importantes:

US$ 1,2 Milhão é o valor estimado dos negócios realizados por mulheres produtoras de café no Brasil, Costa Rica e Jamaica apoiadas pelo Porgrama com parcerias de América Latina e União Europeia.

Programa Ganha-Ganha

Criado por meio de uma parceria estratégica da ONU Mulheres, da União Europeia e da OIT, o programa “Ganha-Ganha: Igualdade de Gênero Significa Bons Negócios” tem como objetivo fortalecer a liderança das mulheres e o empoderamento econômico no setor privado.

O objetivo é promover o empoderamento econômico das mulheres através do reconhecimento do papel das mulheres como beneficiárias e parceiras do crescimento e desenvolvimento e aumentando o compromisso e as capacidades dos atores públicos e privados para impulsionar a mudança organizacional em relação à igualdade de gênero e empoderamento das mulheres. A Jamaica é o único país caribenho neste programa de seis nações.

Mais de 20 empresas do setor privado e organizações da sociedade civil (OSCs) se beneficiaram de um workshop – no âmbito do Programa “Ganha-Ganha: Igualdade de Gênero significa Bons Negócios” – para apoiar um planejamento corporativo mais eficaz e direcionado para criar um ambiente de negócios mais favorável na Jamaica que aproveita as capacidades (ou contribuições) de mulheres e homens igualmente para reconstruir melhor na esteira do COVID-19.

A Especialista Nacional do Setor Privado da ONU Mulheres para Ganha-Ganha na Jamaica, Dra. Denise Chevannes-Vogel, ressaltou o fato de que embora a maioria das vítimas sejam mulheres, o assédio sexual é experimentado por mulheres e homens e é perpetrado independentemente da orientação sexual e identidade de gênero. “Isso é indesejado e indesejável e pode resultar em custos sociais e econômicos significativos no local de trabalho jamaicano”, disse ela. A Dra. Chevannes-Vogel apontou que o assédio sexual leva a um ambiente de trabalho intimidador e hostil, no qual os trabalhadores ficam desmotivados, desencorajados, emocionalmente frágeis e quebrados. “Eles vão embora e isso pode resultar no custo de ter que treinar novamente os trabalhadores ou em processos judiciais muito caros”, observou ela.

O empoderamento econômico das mulheres é uma das principais áreas temáticas de enfoque da ONU Mulheres. Esse enfoque não se limita ao acesso das mulheres à renda pessoal, mas também ao controle e uso dos recursos e ao cumprimento de seus direitos, capacidades e interesses. A iniciativa está sendo implementada em seis países da América Latina e Caribe (LAC) – Argentina, Brasil, Chile, Costa Rica, Jamaica e Uruguai, com a ONU Mulheres Brasil coordenando a implementação regional do programa – e na União Européia.

Fonte: ONU Mulheres

Free Download WordPress Themes
Download WordPress Themes
Download WordPress Themes Free
Download Premium WordPress Themes Free
download udemy paid course for free
download lava firmware
Download WordPress Themes
udemy course download free

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!