
O Dia Internacional Contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia (em inglês: International Day Against Homophobia, Transphobia and Biphobia), assinalado em 17 de maio, foi criado em 2004 para chamar a atenção para a violência, discriminação e preconceito passado por pessoas lésbicas, gays, bissexuais e transgénero (LGBT), e por vezes também usado para com os mesmos objetivos para incluir pessoas intersexo, e pessoas com expressões de género variantes ou atípicas.
E nesse mesmo dia no ano de 1990 era retirado da lista de Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID) da Organização Mundial da Saúde (OMS) o homossexualismo.
Atualmente, a data é assinalada em mais de 130 países, incluindo 37 onde relações sexuais entre pessoas do mesmo sexo são ilegais. Milhares de iniciativas, grandes e pequenas, são relatadas a nível global.
Todos os anos é promovida uma “questão de foco global”, o Dia Internacional Contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia não é uma campanha centralizada; sendo assim é um momento em que todas as pessoas podem tirar proveito para agir, em qualquer questão e em qualquer formato que desejem.
Pensando nisso separamos 4 aplicativos que vão auxiliar no combate a homofobia.
Oi Advogado App
Um app criado para te ajudar a encontrar um advogado online para resolver o seu caso de maneira simples, rápida e segura. E desde que o STF decidiu que o crime contra homofobia o aplicativo criou uma funcionalidade que ajuda a localizar especialistas para denunciar crimes de homofobia.
O Oi Advogado App está disponível para:


Todxs App
A Todxs é uma organização sem fins lucrativos que promove a inclusão de pessoas LGBTI+ na sociedade com iniciativas de formação de lideranças, pesquisa, conscientização e segurança.
A missão do TODXS é empoderar a comunidade LGBT+, educando a sociedade e transformando o Brasil em um país verdadeiramente inclusivo e livre da discriminação.
Todxs é uma startup social sem fins lucrativos que promove a inclusão LGBT+ e o combate à discriminação através de iniciativas de alto impacto social voltadas para três pilares: sociedade, governo e empresas.
No app você pode aprender mais sobre os seus direitos reconhecidos por lei e usar esse conhecimento como ferramenta preventiva à discriminação.
Além disso, você pode denunciar os casos de discriminação LGBT+ que infelizmente aconteceram com você ou com alguém próximo. Conheça e colabore com organizações LGBT+ da sua cidade e busque suas lideranças locais para dar continuidade ao progresso legislativo LGBT+ na sua região!
Todxs app está disponível para:


TransEmpregos
A TransEmpregos é maior e mais antigo projeto de empregabilidade de pessoas Trans do Brasil. São milhares de currículos e acessos em nossos canais que promovem e auxiliam a contratações diariamente.
Os usuários também podem se inscrever em cursos de formação e atividades.
Para as empresas parceiras é possivel anunciar vagas e ter acesso a conteúdos exclusivos para implementação e aperfeiçoamento dos seus processos de inclusão.
Seja usuário ou empresa, a TransEmpregos é complemtante gratuíta, para se cadastrar, clique aqui.
Conheça mais aplicativos para buscar o tão sonhado emprego clicando aqui.
GPSGAY App
O aplicativo GPSGAY oferece espaço para que os usuários façam postagens públicas caso sejam vítimas de atos homofóbicos.
Além disso, o app, que forma um mapa colaborativo de locais gays e gay friendly, mostra as ONGs e entidades de defesa dos direitos humanos mais próximas de onde a pessoa está, para que possa procurar ajuda em casos de discriminação.
Para a fundadora do aplicativo, a designer gráfico Magdalena Rodriguez, ter a possibilidade de mostrar às outras pessoas onde há casos de homofobia é uma forma de evitá-la e combatê-la.
“No aplicativo também são publicados de forma permanente artigos que tem a ver com os direitos dos homossexuais e também divulgação de campanhas contra a homofobia”, explica Magdalena Rodriguez, fundadora do aplicativo.
Caso ocorra um caso de preconceito em um dos locais cadastrados, os usuários podem fazer as queixas diretamente na página do estabelecimento e alterar sua avaliação do local, compartilhando o caso com a comunidade.
Segundo a idealizadora, existe a ideia de incorporar futuramente um espaço específico no aplicativo para cadastrar escritórios de advocacia que o oferecem defesa e aconselhamento em casos de discriminação para a comunidade LGBT.
O GPSGAY App está disponível para:


Fonte: Dica APP do Dia
Seja o primeiro a comentar!