Nova estratégia prevê vacinação a partir dos 30 anos já em junho para assegurar imunidade de grupo na primeira semana de agosto

Foto: Lusa

A mudança de estratégia permitirá ao País não ficar refém de possíveis atrasos no processo de vacinação que as restrições de idade da vacina da Janssen poderiam causar. A Task Force conta ter 70% dos portugueses vacinados com a primeira dose no início de agosto.

Há uma nova estratégia de vacinação que permitirá ao país assegurar a imunidade de grupo no início de agosto. A mudança consiste na vacinação em paralelo de três faixas etárias (50-55, 40-49 e 30-39) e teve, entre outras motivações, o objetivo de rentabilizar ao máximo a vacina de Janssen. No final de abril, Henrique Gouveia e Melo, havia alertado que a restrição de idade desta vacina recomendada apenas para pessoas com mais de 50 anos, poderia atrasar o ritmo de vacinação, sobretudo no terceiro trimestre.

Mas agora tudo mudou. A Task Force conta que, nos primeiros dias de junho, comecem a ser vacinadas as pessoas na faixa etária dos 50 aos 55 anos, as quais, em princípio, poderão proceder com o auto-agendamento já para a semana. Cerca de uma semana mais tarde será a vez dos 40-49 e uma semana depois os portugueses que tenham entre 30 e 39 anos.

Se o primeiro grupo poderá receber vacinas da Janssen, Pfizer ou Moderna, já os dois últimos serão inoculados apenas com vacinas da Pfizer ou da Moderna.

Apesar de arrancarem com uma semana de intervalo entre si, as fases de vacinação destas três faixas etárias decorrerão em paralelo, explica fonte da Task Force. Ou seja, o início da vacinação de uma nova faixa etária não quer dizer que a anterior esteja terminada.

Neste momento, se o ritmo de vacinação se mantiver e tudo correr bem, a Task Force espera ter, no final de junho, cerca de 80% das pessoas entre os 50 e 55, 60% das pessoas entre os 40 e os 49 anos e 30% das pessoas entre os 30 e os 39 anos inoculadas com uma dose de vacina. A mudança de estratégia permitirá ainda assegurar que, no início de agosto, 70% dos portugueses tenha recebido, pelo menos, uma dose de vacina, não atrasando para depois do verão a percentagem definida como a necessária para atingir a imunidade de grupo.

Fonte: Visão Saúde/Sapo

Premium WordPress Themes Download
Download Best WordPress Themes Free Download
Download WordPress Themes Free
Download Premium WordPress Themes Free
udemy course download free
download redmi firmware
Download Nulled WordPress Themes
download udemy paid course for free

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!