Maior Super Lua do ano poderá ser vista esta quarta-feira em Portugal

Uma super lua avistada da cidade de Joanesburgo, na África do Sul. KIM LUDBROOK

Pode colocar na agenda: esta quarta-feira, dia 26 de maio, acontece a maior Super Lua do ano. No mesmo dia, ocorre também um eclipse lunar, no entanto este fenómeno não poderá ser visto em Portugal, pois decorre durante o dia.

A Super Lua resulta da combinação entre a fase de lua cheia e o perigeu, ou seja o ponto da órbita em que o astro se encontra mais próximo do planeta Terra.

Esta quarta-feira, a Lua irá estar a uma distância de cerca de 357 mil quilómetros, segundo o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL).

O fenómeno poderá ser visto, em Portugal, a partir das 21:14 – hora em que nasce a Lua. Será por nessa altura que o astro natural da Terra parecerá maior, uma vez que contará ainda com uma ilusão de ótica que ocorre quando a Lua está perto do horizonte.

Também na quarta-feira, irá decorrer um eclipse lunar total, mas o fenómeno só poderá ser visto a partir da costa oeste da América e da costa leste da Ásia. Segundo explica o OAL, o eclipse irá acontecer quando for dia na Europa, impedindo a sua visualização: “Às 10:45 a lua entra na sombra e ficará completamente coberta a partir das 12:10” (hora de Lisboa).

O eclipse lunar total resulta do alinhamento entre o Sol, a Terra e a Lua, quando o planeta cobre totalmente o astro com a sua sombra. Uma vez que a Lua reflete a luz solar, uma vez na sombra, o astro desaparece durante cerca de dez minutos. A última vez que aconteceu um eclipse lunar total foi em janeiro de 2019.

Fonte: SIC Notícias

Free Download WordPress Themes
Download Best WordPress Themes Free Download
Download WordPress Themes
Free Download WordPress Themes
udemy paid course free download
download intex firmware
Download Best WordPress Themes Free Download
download udemy paid course for free

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!