Covid-19. Espanha recua e deixa de exigir teste na fronteira com Portugal

Foto: Nuno Veiga

O Governo espanhol vai recuar e deixar de exigir um teste negativo à covid-19 ou um comprovativo de vacinação a quem viajar de Portugal por via terrestre.

A informação foi confirmada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, que adiantou que a norma vai ser corrigida ainda esta terça-feira.

“Tivemos contactos muito intensos a todos os níveis com o governo espanhol durante a tarde e a noite de ontem [segunda-feira] e ainda durante a noite de ontem recebemos a confirmação por parte das autoridades espanholas que, de facto, se tratava de um lapso que iria ser corrigido hoje e, portanto, é isso que vai acontecer”, disse Augusto Santos Silva.

O ministro explicou que se tratou de uma resolução de um serviço técnico da Direção-Geral de Saúde de Espanha que “não teve em conta, involuntariamente, o facto de a gestão de uma fronteira não ser apenas responsabilidade das autoridades sanitárias, mas também das autoridades políticas e administrativas, designadamente dos ministérios da Administração Interna respetivos”.

“O que é decisivo aqui é que, em primeiro lugar, continua a nossa muito boa prática de gestão conjunta e coordenada da fronteira comum e, portanto, as decisões que são tomadas sobre a fronteira comum são tomadas coordenadamente entre os dois governos)”, disse o ministro.

Augusto Santos Silva acrescentou: “a circulação terrestre entre Portugal e Espanha continuará facilitada visto que a situação epidemiológica assim o permite, não sendo exigido a cada um dos cidadãos de ambos os países que circulam na respetiva fronteira a apresentação de teste negativo”.

“ERRO TÉCNICO”: MARCELO REAGE AO RECUO DE ESPANHA

O Presidente da República disse esta terça-feira que foi um “erro técnico” por parte de Espanha e que o recuo do país vizinho foi uma “boa notícia”.

Em declarações aos jornalistas, na Madeira, Marcelo Rebelo de Sousa falou em “lapso técnico” e que “tudo não passou de um equívoco”.

Questionado sobre um possível desentendimento entre os dois países, o chefe de Estado assegurou que “não houve nenhum problema diplomático” entre Portugal e Espanha.

Fonte: SIC Notícias

Premium WordPress Themes Download
Download Best WordPress Themes Free Download
Download Best WordPress Themes Free Download
Download Best WordPress Themes Free Download
free download udemy paid course
download xiomi firmware
Download WordPress Themes
udemy course download free

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!