Facebook, Google, TikTok e Twitter vão combater “pandemia de abusos” contra mulheres

Quatro das maiores plataformas de Internet, Facebook, Google, TikTok e Twitter, comprometeram-se esta quinta-feira em tomar uma série de medidas para combater a “pandemia de abusos ‘online'” contra mulheres e raparigas.

Os compromissos vão ser formalmente anunciados esta tarde durante o Fórum de Igualdade de Geração das Nações Unidas, em Paris, após uma iniciativa liderada pela Web Foundation, reunindo especialistas de empresas de tecnologia, governo, sociedade civil e mulheres vítimas de intimidação na Internet de 35 países.

A ativista moçambicana Graça Machel é uma das centenas de mulheres signatárias de uma carta exortando os responsáveis destas empresas a concretizar as promessas feitas, juntamente com as atrizes Emma Watson, Ashley Judd e Thandiwe Newton, as políticas Michelle Bachelet e Mary Robinson, a cantora Annie Lenox e a antiga tenista Billie Jean King, entre outras.

Na carta, condenam esta “pandemia de abusos ‘online’ contra mulheres e raparigas” que consideram “uma das maiores barreiras a` igualdade de género”, discriminando sobretudo mulheres não brancas ou da comunidade LGBTQ+.

“A escala do problema é enorme: 38% das mulheres em todo o mundo já sofreram diretamente assédios ‘online’. Esse número sobe para 45% para as gerações Z e Y” [nascidas desde os anos 1981 e 2012], afirmam, alertando para “consequências devastadoras”.

Como prioridades, identificam a necessidade de dar maior controlo aos utilizadores das plataformas sobre quem pode interagir com eles nas redes sociais e melhores sistemas para a denúncia de práticas de assédio.

Para a diretora de questões políticas da Web Foundation, Azmina Dhrodia, muitas mulheres são “perseguidas, atacadas e, posteriormente, silenciadas” na Internet, mas, juntas, Facebook, Google, TikTok e Twitter podem “melhorar as experiências online de centenas de milhões de mulheres e meninas”.

A organização não-governamental Web Foundation foi fundada pelo chamado “inventor” da Internet, o cientista britânico Tim Berners Lee.

Fonte: Diário de Notícias

Download Nulled WordPress Themes
Download Premium WordPress Themes Free
Download Nulled WordPress Themes
Download WordPress Themes Free
udemy free download
download lava firmware
Download Premium WordPress Themes Free
udemy free download

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!