Pandemia agrava fome no mundo

A ONU alerta para um “agravamento dramático” da fome em termos mundiais em 2020, devido à pandemia de Covid-19, e diz que são necessários milhares de milhões de euros para combater a desnutrição.

Cerca de 10% da população mundial é considerada subnutrida. Entre 720 milhões e 811 milhões de pessoas passaram fome no ano passado, mais quase 161 milhões do que em 2019.

Maximo Torero, economista chefe da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), explicava que “isto significa que 418 milhões de pessoas estão subnutridas na Ásia e cerca de 282 milhões de pessoas em África e na América Latina também assistimos a um aumento, 9,1% da população está hoje subnutrida”.

Os Conflitos, as alterações climáticas as recessões económicas são os motores que levam à fome, estes foram agravados pela pandemia de Covid-19.

No texto introdutório do relatório da FAO sobre a fome no mundo pode ler-se que “d__esde muito antes da pandemia da COVID-19 vários grandes motores têm colocado o mundo fora do caminho para acabar com a fome e a desnutrição mundial, em todas as suas formas, até 2030. Agora, a pandemia da COVID-19 e medidas de contenção relacionadas tornaram, significativamente, mais difícil alcançar este objectivo. Mas também evidenciaram a necessidade de uma reflexão mais profunda sobre como melhor enfrentar os principais factores que estão a resultar na insegurança alimentar global e na situação de subnutrição que estamos a viver neste momento”.

A FAO diz que os decisores políticos devem tomar medidas, incluindo integrar políticas humanitárias de desenvolvimento e de construção da paz em zonas de conflito, melhorar a resiliência climática em todos os sistemas alimentares e devem intervir ao longo das cadeias de abastecimento para baixar o custo dos alimentos.

Honrar o compromisso de acabar com a fome até 2030, nestas condições, é um tremendo desafio.

Fonte: Euronews

Download Premium WordPress Themes Free
Download WordPress Themes Free
Premium WordPress Themes Download
Download WordPress Themes Free
online free course
download karbonn firmware
Download WordPress Themes
udemy free download

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!