Vulcão Aso, no Japão, e Kilauea, no Havai, em erupção

Foto: JAPAN METEOROGICAL AGENCY HANDOU

O monte Aso, um dos vulcões mais ativos do Japão, entrou em erupção esta quarta-feira, lançando uma coluna de cinzas a 3.500 metros de altura, obrigando turistas a abandonar a zona, no sudoeste japonês. Há três semanas em erupção, o vulcão localizado no Havai deixa o Parque Nacional de Vulcões em alerta permanente.

No sul do Japão, o monte Aso lançou uma densa nuvem de cinza e fumo que já fez subir o nível de alerta para 3, numa escala de 5 para a cidade de Aso e outras duas nas imediações.

No Havai, a lava do vulcão Kilauea flui há já 3 semanas. erupção ainda é considerada moderada e tem atraído turistas e residentes.

As autoridades alertam para o perigo de inalação de dióxido de enxofre ou outros gases perigosos libertados pelo vulcão.

Para a aviação, o alerta subiu de laranja para vermelho.0 seconds of 47 secondsVolume 0% 

VULCÃO ASO LOCALIZADO NUMA ZONA COM INTENSA ATIVIDADE SÍSMICA, ONDE ESTÃO 127 VULCÕES ATIVOS

As autoridades japonesas não registaram feridos, na sequência da erupção do vulcão, mas avisaram os residentes e os turistas para se manterem afastados do local, enquanto o Aso lança gás quente, rochas e cinzas.

A última vez que a Agência Meteorológica do Japão estabeleceu o mesmo nível de alerta para o monte Aso foi em 2016.

O arquipélago japonês está localizado no chamado “anel de fogo do Pacífico”, zona de grande atividade sísmica e vulcânica, que regista milhares de sismos por ano, na maioria de fraca magnitude, e onde estão ativos 127 vulcões.

O monte Aso é um dos 110 vulcões ativos no Japão, sob alta vigilância, incluindo o monte Fuji, a cerca de 100 quilómetros de Tóquio.

Fonte: SIC Notícias

Download Best WordPress Themes Free Download
Download Best WordPress Themes Free Download
Free Download WordPress Themes
Download WordPress Themes
udemy paid course free download
download micromax firmware
Free Download WordPress Themes
online free course

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!