Parlamento chumba Orçamento do Estado para 2022

Fotos: AP Photo/Armando França

O chumbo do Orçamento do Estado abre uma crise política em Portugal. Ao longo das últimas semanas, os líderes dos vários partidos foram deixando mensagens sobre o que podia acontecer e o resultado da votação desta quarta-feira não foi uma surpresa.

Para Rui Rio, “o país encontra-se perante uma crise politica que quanto mais tempo durar pior será para Portugal”. O líder da oposição diz que a responsabilidade é toda da esquerda, “que ao longo dos tempos se entendeu e se desentendeu como muito bem quis”.

Com o chumbo do Orçamento, o Presidente da República recebe esta quarta-feira o presidente da Assembleia e o primeiro-ministro. Partidos e Conselho de Estado encontram-se com Marcelo Rebelo de Sousa na próxima semana.

O Presidente da República avisou que, com o chumbo da proposta orçamental, avançaria para a dissolução do Parlamento e já prometeu que será rápido a cumprir os prazos da lei num cenário de eleições antecipadas. Marcelo Rebelo de Sousa tem 55 dias para a marcação das eleições depois de ser publicado o decreto presidencial de dissolução do Parlamento em Diário da República.

Com eleições internas no PSD, no CDS e no Chega, a previsão é que as legislativas aconteçam durante o mês de janeiro ou início de fevereiro.

Do lado do governo, o primeiro-ministro diz que não se demite. “O governo respeita as competências próprias do presidente, nenhum comentário fará e cá estaremos para fazer o que resultar da decisão do senhor presidente da república: governar por duodécimos, se for essa a sua decisão, ou ir para eleições.”, afirmou esta tarde António Costa.

Até serem convocadas as novas eleições, António Costa fica no cargo a liderar um governo de gestão sem poderes legislativos.

Fonte: Euronews

Premium WordPress Themes Download
Download Nulled WordPress Themes
Download Nulled WordPress Themes
Download Nulled WordPress Themes
download udemy paid course for free
download huawei firmware
Download WordPress Themes Free
lynda course free download

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!