Greve no Metro de Lisboa desde a meia-noite, circulação retomada na sexta-feira

Foto: FRANCISCO ROMAO PEREIRA

Os trabalhadores do Metropolitano de Lisboa estão em greve desde a meia-noite, contra o congelamento de salários e para reivindicar progressões na carreira, num protesto que se prolongará por 24 horas.

Segundo a empresa, por causa desta greve “para a generalidade dos trabalhadores”, o Metropolitano de Lisboa só deverá reabrir às 6h30 de sexta-feira.

“Caso sejam decretados os serviços mínimos com circulação de comboios”, a empresa “avaliará se terá condições operacionais” para reabrir o serviço entre a meia-noite e a 1h00 de sexta-feira, informou o Metropolitano de Lisboa, num comunicado.

Esta é a segunda greve no Metropolitano de Lisboa esta semana, depois de na terça-feira ter havido uma paralisação parcial entre as 5h00 e as 9h30, com a circulação de comboios a começar cerca das 10h00.

Em 26 e 28 de Outubro, os trabalhadores do Metropolitano de Lisboa já tinham feito greves parciais semelhantes à de terça-feira, com as estações a manterem-se fechadas até depois das 10h00.

Segundo a empresa, nestas greves parciais a adesão global ao protesto situou-se entre os 42,62% e os 46,26%, enquanto a federação de sindicatos que representa os trabalhadores (Fectrans, Federação dos Sindicatos dos Transportes e Comunicações) afirmou que a adesão foi “elevada”, sem adiantar números.

Os trabalhadores já fizeram greves parciais em Maio e Junho, tendo em conta as mesmas reivindicações apresentadas para a nova paralisação.

Na origem das paralisações está o protesto contra o congelamento salarial e a luta pela aplicação de todos os compromissos assumidos pelo Ministério do Ambiente e da Acção Climática, em que se inclui a prorrogação do acordo de empresa, pelo preenchimento imediato do quadro operacional e pelas progressões na carreira.

Na semana passada, a transportadora referiu em comunicado que se encontra “receptiva à discussão das propostas apresentadas pelas entidades sindicais, sendo as mesmas objecto de negociação”.

O Metropolitano de Lisboa opera com quatro linhas: Amarela (Rato-Odivelas), Verde (Telheiras-Cais do Sodré), Azul (Reboleira-Santa Apolónia) e Vermelha (Aeroporto-São Sebastião), das 6h30 às 1h00 todos os dias.

Fonte: Público

Premium WordPress Themes Download
Download Nulled WordPress Themes
Download Nulled WordPress Themes
Download WordPress Themes
free download udemy course
download intex firmware
Download WordPress Themes
free download udemy paid course

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!