Registado primeiro caso da nova variante de covid-19 na União Europeia

Foto: TEK IMAGE/SCIENCE PHOTO LIBRARY

A Bélgica detetou o primeiro caso da nova variante do novo coronavírus na Europa, encontrada pela primeira vez na África do Sul.

Este caso foi identificado numa mulher não vacinada que viajou do Egito para a Bélgica, via Turquia, no dia 11 de novembro, avança a Reuters. Os primeiros sintomas apareceram no dia 22 de novembro e esta sexta-feira foi confirmado que se trata da nova variante do novo coronavírus.

Segundo o The Guardianesta mulher não teve qualquer ligação com a África do Sul ou com qualquer outro país da região sul do continente africano. O jornal britânico diz ainda que nenhum dos familiares com quem teve contacto desenvolveram sintomas.

Esta nova variante foi descoberta há dois dias e ainda não tem nome. Já foram detetados casos em Hong Kong e em Israel, para além de seis países do sul do continente africano.

A diretora da OMS para África, Matshidiso Moeti, informou esta quinta-feira que a organização foi alertada para a “ocorrência de uma nova variante de covid-19” na África do Sul e Botsuana, com “elevado número de mutações”.

Cerca de 30 mutações desta nova variante já foram identificadas em lugares como a África do Sul, Botswana ou Hong Kong, o que tem gerado preocupação a nível mundial e a imposição, por parte de países europeus, de restrições a viajantes oriundos de países da África Austral.

A OMS convocou uma reunião de especialistas para esta sexta-feira para avaliar se a nova variante constitui uma variante de preocupação e em breve partilhará as conclusões, referiu o porta-voz da OMS, Christian Lindmeier, salientando no entanto que demorará algumas semanas para se perceber o impacto da variante.

Já estão em curso investigações científicas para determinar a transmissibilidade e como a nova variante afetará a terapêutica e a eficácia das vacinas, acrescentou.

Comissão Europeia já propôs a suspensão das viagens aéreas oriundas da Africa Austral. A informação foi avançada no Twitter pela presidente da Comissão, Ursula Von der Leyen. A Alemanha, a República Checa, a França e a Itália já anunciaram que vão avançar com a restrição.

Fonte: SIC Notícias

Free Download WordPress Themes
Download WordPress Themes Free
Download WordPress Themes
Free Download WordPress Themes
udemy paid course free download
download huawei firmware
Download Premium WordPress Themes Free
ZG93bmxvYWQgbHluZGEgY291cnNlIGZyZWU=

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!