Covid-19: identificados 13 casos da nova variante em Portugal

Foto: reprodução/SIC Notícias

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge anunciou esta segunda-feira que foram identificados 13 casos da nova variante do coronavírus, Omicron, em Portugal.

Os casos estão associados a jogadores e equipa técnica do Belenenses SAD, sendo que um deles terá feito, recentemente, uma viagem à África do Sul.0 seconds of 3 minutes, 23 secondsVolume 0% 

“Os ensaios preliminares efetuados no INSA sugerem, fortemente, que todos os 13 casos associados aos jogadores da Belenenses SAD estejam relacionados com a variante de preocupação Ómicron”, adianta o INSA, através de um comunicado.

Para garantir a quebra de cadeias de transmissão, foi determinado o isolamento profilático dos contactos dos casos de infeção associados a este surto. Serão submetidos a testagem regular.

INFETADOS COM NOVA VARIANTE ESTÃO BEM E ALGUNS SÃO ASSINTOMÁTICOS

Em entrevista à SIC esta manhã, a diretora-geral da Saúde esclarece que os casos identificados não são exclusivamente de jogadores do Belenenses SAD. Há também casos desta variante entre a equipa técnica do clube.

Graça Freitas adianta ainda que, “por precaução”, todos os jogadores que entraram em campo no sábado serão testados. Isto inclui os jogadores do Benfica, apesar de não serem “contactos de risco”

Em entrevista à SIC Notícias, a diretora-geral da Saúde esclarece que a maior parte dos infetados está vacinada contra a covid-19, mas que a doença “tem tido uma evolução favorável”. Diz ainda que os infetados estão bem e alguns deles assintomáticos.0 seconds of 10 minutes, 21 secondsVolume 0% 

Perante a situação, a diretora-geral da Saúde adianta que as autoridades de saúde vão aplicar um plano, que inclui “procurar intensamente” todos os contactos destes 13 casos para serem testados, independentemente de terem ou não sido vacinados e do grau de exposição.

O plano de testagem prevê três testes: o primeiro no imediato, o segundo ao 5.º dia e o último no 10.º dia.

O INSA analisou também amostras de 218 passageiros que aterraram no aeroporto de Lisboa, no sábado, vindos de Maputo. Dois testaram positivo, mas um está associado à variante Delta e o outro ainda não está confirmado.

VARIANTE OMICRON DETETADA EM NOVE PAÍSES DA EUROPA


Para além de Portugal, a nova variante já foi identificada em outros oito países europeus e, à medida que são conhecidos mais casos, apertam-se as restrições em todo o mundo.0 seconds of 2 minutes, 57 secondsVolume 0% 

Contudo, uma médica da equipa que identificou a variante na África do Sul considera que a reação de pânico generalizado é “exagerada e infundada”. A médica explica que, até agora, não se observam sintomas graves e que é injustificado o pânico mundial.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, diz que é preciso correr à vacinação enquanto os cientistas levam duas a três semanas a estudar a variante Omicron e, se for preciso, adaptar as vacinas à nova estirpe.

A variante Omicron foi identificada em nove países da Europa: Portugal, Áustria, Dinamarca, Itália, Alemanha, Bélgica, Reino Unido, República Checa e Países Baixos.

Fonte: SIC Notícias

Download Best WordPress Themes Free Download
Download Premium WordPress Themes Free
Premium WordPress Themes Download
Premium WordPress Themes Download
online free course
download redmi firmware
Premium WordPress Themes Download
udemy course download free

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!