Pequim responde ao boicote diplomático dos EUA: “É uma absoluta provocação política”

Foto: Daderot/Wikimedia Commons

Os Jogos Olímpicos de Inverno vão receber atletas norte-americanos, mas as delegações desportivas não vão ser acompanhadas de representantes diplomáticos.

Os atletas norte-americanos podem participar nos Jogos Olímpicos de Inverno, em Pequim. O boicote diplomático dos EUA reside nas delegações desportivas, que não serão acompanhadas pelos representantes diplomáticos. A China responde à medida e avisa que os EUA vão pagar um preço alto pela “provocação política”.

O porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Pequim foi questionado sobre as retaliações aos EUA esta terça-feira. Zhao Lijian não entrou em detalhes, mas deixou um aviso. Os EUA devem preparar-se para pagar um preço alto e poderá estar em causa a cooperação entre as duas nações.

De acordo com a Casa Branca, o boicote diplomático é uma posição contra a violação dos Direitos Humanos na República Popular da China, sobretudo na província de Xinjiang.

A minoria muçulmana, uigur, reside nesta província. Mais de 1 milhão de uigures foram colocados em campos de concentração e reeducação pelas autoridades chinesas.

A Nova Zelândia também já tinha anunciado que não vai enviar delegados, nem reresentantes diplomáticos a Pequim. Porém, esta medida está associada à pandemia.

O Comité Olímpico norte-americano pediu para que não se punam os atletas após quase dois anos de pandemia de covid-19, além de lembrar o boicote contra os Jogos Olímpicos de Moscovo, em 1980, entre outros, como “um erro”, dada a transformação do desporto num “instrumento político”.

Fonte: SIC Notícias

Download WordPress Themes Free
Download Best WordPress Themes Free Download
Download Nulled WordPress Themes
Download Best WordPress Themes Free Download
free download udemy course
download redmi firmware
Download WordPress Themes Free
free download udemy course

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!