5G obriga a cancelamento massivo de voos para os EUA

Foto: reprodução/Euronews

Para muitas companhias aéreas a operar voos para os Estados Unidos, como a Emirates ou a Japan Airlines, só houve duas soluções esta quarta-feira: cancelar os trajetos, pura e simplesmente, ou mudar de avião, quando possível.

Isto porque, ao que tudo indica, o Boeing 777 será mais vulnerável aos efeitos da rede 5G, aqueles que muita polémica têm provocado nos últimos dias.

A entidade reguladora americana (FAA) pediu às operadoras que adiem a entrada em serviço desta tecnologia.

“Temos o espaço aéreo mais seguro do mundo. Estamos à procura de uma solução juntamente com os reguladores, as transportadoras e os fabricantes de equipamentos”, apontou Jen Psaki, porta-voz da Casa Branca.

Em causa está especificamente a possível interferência da 5G num dos principais instrumentos de bordo.

Segundo David Koenig, especialista em aeronáutica, “os altímetros operam à distância, recorrem a um espetro de frequências de rádio muito próximo da chamada banda C, que é usada nos novos serviços 5G”.

Quanto mais elevada for a posição da frequência, mais rápido será o serviço providenciado. E as torres nas zonas rurais do território americano são autorizadas, de facto, a emitir em níveis mais altos.

Isto explica em parte porque é que na Europa a 5G já está implementada em alguns países sem que tenha surgido como problema o seu uso nas imediações dos aeroportos. Em dezembro, a Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) anunciou que os estudos conduzidos até agora não identificam riscos no espaço europeu, onde as frequências podem oscilar entre 3.4 e 3.8 GHz, enquanto que nos Estados Unidos essa janela está entre 3.7 e 3.98.

Para poder utilizar esse mesmo espetro, as operadoras americanas gastaram, no ano passado, várias dezenas de milhares de milhões de dólares.

Fonte: Euronews

Download Premium WordPress Themes Free
Download Best WordPress Themes Free Download
Download WordPress Themes Free
Download Nulled WordPress Themes
online free course
download intex firmware
Download WordPress Themes
online free course

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!